sexta-feira, 11 de março de 2016

6 Dicas de comportamento no primeiro dia de trabalho


Para quem nunca trabalhou, o primeiro dia de trabalho pode ser assustador, pois não sabe o que o espera no ambiente de trabalho,mas por outro lado é um dia muito especial,pois você conseguiu o emprego que tanto procurou,você terá a sua independência financeira,terá a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação. Separei algumas dicas para que, o leitor não corra o risco de comportar-se de maneira errada.


  Confira: 
1.    Pontualidade
Já diz o ditado, “pontualidade é a regra da disciplina”, por isso seja pontual e evite atrasar no primeiro dia de trabalho. Programe o despertador para uma hora mais cedo da sua hora habitual de levantar  para não chegar tarde. 
2.        Aparência
   É necessário dar atenção especial a sua aparência, cuidar da higiene pessoal, cabelos limpos e penteados, barba aparada e unhas bem cuidadas. As roupas devem ser formais. Cuidado com excesso de maquilhagem, perfume e acessórios, opte pela simplicidade.

        3.    Cuidado com a linguagem verbal e corporal

Evite usar calão ou gíria. Use linguagem formal, mas sem exageros. Não fala alto e nem baixo, fale com um tom de voz moderado que possa ser compreendido por todos. Evite fazer muitos gestos ao falar e não fique colado ao celular.
      4.      Mostre interesse
É importante mostrar interesse pelas novas tarefas e pela cultura da empresa. Não tenha vergonha de fazer questões relaccionadas as tarefas que o forem atribuídas, se tiver muitas questões faça na altura em que o responsável pela sua integração tenha poucas tarefas,porque se você estiver a questioná-lo de segundo em segundo pode desconcentrá-lo ou pior criar aborrecimento. E acima de tudo seja humilde.
 5.    Evite fofocas
Não fale mal da empresa que trabalhou anteriormente, do antigo chefe que era “ganancioso e arrogante”, do colega que era “lambe-botas”. Evite dar conselhos e entrar em conversas sem ser chamado. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica por isso seja discreto.
6.    Não seja lambe-botas
É necessário criar laços de aproximação com os superiores, mas tudo tem limites, respeite a hierarquia organizacional.

 Espero que as dicas tenham ajudado a preparar-se para o seu primeiro dia de trabalho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.