Caro leitor,
Acredito que já reclamou ou ouviu alguém reclamar do emprego. Ora porque não tem uma boa relação com o chefe, ora porque a remuneração é baixa. Enfim, existem várias razões que causam insatisfação profissional, baixa produtividade e levam o profissional a procurar um novo emprego.
1- Falta de ética por parte da empresa
A empresa sonega impostos? Está envolvida em esquemas de corrupção? Não cumpre com a lei do trabalho? É um alerta vermelho. Comece a procurar um novo emprego em uma empresa ética, se não quiser ser acusado de cumplicidade e ver seus direitos serem violados.
2- Atraso no pagamento da remuneração
A empresa nunca paga aos trabalhadores a tempo e horas e não justifica o atraso. Não receber sempre a tempo e horas cria desmotivação. Esta situação é frequente na empresa onde trabalha?Então, não espere que aconteça o pior para procurar um novo emprego.
3- Falta de reconhecimento
Todo o trabalhador gosta de saber que as suas ideias são valorizadas e que o seu trabalho é reconhecido pela empresa. Porém, quando o trabalhador não tem voz ou a empresa não valoriza as ideias do profissional, ele sente como se não fizesse parte dela.
4- Mau ambiente de trabalho
Esta é uma das principais razões que levam os profissionais a procurarem um novo emprego, pois ninguém quer trabalhar em uma empresa em que reina o mau ambiente por mais que o salário seja fabuloso.
5- Baixo salário
Em geral, profissionais em início de carreira recebem salários baixos.Se possui experiência considerável e está constantemente a reclamar que a sua remuneração é baixa, que está abaixo das suas qualificações e muito menos chega para suprir as suas necessidades. É tempo de conversar com o seu chefe para saber sobre o plano de carreira ou se não há possibilidade de um aumento de salário.
Leia também 7 Softskills que as empresas valorizam
6- Falta de aprendizagem e vontade
Se sente que já não tem mais nada a aprender, não encontra mais desafios e é um sacrifício acordar para ir ao trabalho. Por que não procurar novos desafios?
NB: Deixo bem claro que “A decisão de manter- se no emprego actual ou de procurar um novo é sua. Você é o criador da sua realidade.”
Espero que este artigo tenha o ajudado e se tiver algo que gostaria de acrescentar deixe nos comentários.