terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

4 Erros que deve evitar no currículo

Currículo ou curriculum vitae (CV) é um termo que provem do latim e significa trajectória de vida. O currículo é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a uma vaga de emprego descreve a sua experiência profissional, formação académica  e outros dados relevantes.

O currículo tem como objectivo fornecer o perfil do indivíduo  para as empresas, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações académicas. Exemplo: Para mestrado.
Actualmente, o currículo é enviado por e-mail. Algumas empresas possuem sites onde o candidato pode criar um currículo online para constar do  bancos de dados.


Antes de candidatar-se a uma vaga é importante que faça uma análise do seu currículo para ter a certeza de que não existem erros e que todos os dados estão bem agrupados. É importante lembrar que o currículo não deve ter mais de 3 páginas , a linguagem deve ser clara e objectiva para facilitar a compreensão, bem como as informações devem ser actualizadas.
Confira abaixo 4 erros que deve evitar no  seu currículo:
1. Mentiras
A mentira é facilmente descoberta, por isso não coloque que o seu nível da língua inglesa é fluente, enquanto é básico. 
Mentir que trabalhou numa determinada empresa por 2 anos enquanto que trabalhou menos que esse período. Saiba que será descoberto durante a  verificação de referências ou durante a entrevista e vai passar vergonha.
2. Excesso de dados pessoais
Apresente apenas as informações necessárias. Evite incluir no seu currículo dados como: o número do seu bilhete de identidade, número de conta bancária e número do passaporte.
3. Modelos de currículos e formatação
O currículo é o primeiro contacto que o recrutador tem consigo, por isso evite modelos de currículo extravagantes, fontes de letras criativas  e ilegíveis (lúcida handwriting, algerian) , a não ser que esteja a concorrer para uma vaga de designer ou  uma área relaccionada as artes. O tamanho das letras deve ser 12 e as fontes devem ser Arial ou Times New Roman.
 4. Inserir foto
Não insira foto no seu currículo, sem que haja solicitação no anúncio de vaga. Importa referir, que a foto inserida deve ser formal ou tipo passe.
Espero, que esta publicação tenha ajudado de algum modo e qualquer dúvida deixem nos comentários.
Até a próxima!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

3 Ideias de negócio de baixo investimento para abrir em casa



Muita gente não acredita ou não leva á sério que é possível ganhar uma quantia considerável trabalhando em casa. Digo por experiência própria, quando iniciei o meu negócio, alguns amigos e familiares não me levaram á sério, pensaram que eu estivesse a ficar maluca, quando comecei a obter rendimento, os que duvidaram de mim ficaram surpreendidos.

Trabalhar em casa exige iniciativa, determinação, persistência e muito esforço, porque o facto de estar a trabalhar em casa não quer dizer que você deve acomodar-se e iniciar o trabalho na hora que bem entende, mas ao contrário você deve estabelecer regras para alcançar os objectivos propostos,tais como:definir o seu horário de trabalho,escolher um espaço adequado,identificar uma oportunidade de negócio que seja algo que gosta de fazer e que tenha formação, identificar os potenciais clientes e criar estratégias de marketing. 



Sugiro abaixo, 3 ideias de negócios de baixo investimento inicial para você abrir em sua casa. Confira:

   1.    Explicação e aulas online

Você pode começar por dar aula aos seus irmãos, colegas de faculdade, se for bom explicador eles vão recomendá-lo as outras pessoas e vai conseguir uma quantia considerável. Pode criar um site e leccionar cursos online pagos, escrever e vender e-books.

 

2.    Manutenção e reparação de aparelhos eletrônicos

Reparar computadores, aparelhos de ar-condicionado e demais aparelhos eletrônicos é uma excelente oportunidade de negócio para quem entende e tem formação nesta área.

 

3.    Pasteleiro

Existe muita procura para este serviço, pois sempre tem alguém a encomendar bolos de aniversário, bolos de graduação, bolos de casamento e baptizado, doces e salgados. Se gosta e possui formação porque não arriscar? 

Caso não tenha formação, uma dica é matricular-se num dos cursos desta área e começar a fazer doces e salgados para a família e amigos, depois de aperfeiçoar, comece a fazer por encomenda ou quem sabe abrir uma pastelaria no seu quintal.



Aqui vai meu conselho “Melhor tentar e errar do que nunca ter tentado. Quem não tenta não sabe se ia ou não dar certo.”



                              Até a próxima !

 

 

 

 

                 

 



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Vestuário adequado para entrevista de emprego


Caro leitor,

Acredito que já se tenha questionado várias vezes sobre a roupa que deve usar para uma entrevista de emprego, ou até mesmo tenha questionado familiares e amigos. Em Moçambique, existem lojas e mercados informais (dumbanengues) onde vendem roupa usada de boa qualidade e a preço acessível, por isso não arranje desculpas. O vestuário também conta e constitui um factor determinante para conseguir o emprego,por isso é importante que esteja vestido de acordo com a ocasião.

É importante fazer uma investigação prévia da empresa, para saber qual é a cultura e qual é o tipo de vestuário usado pelos colaboradores da empresa,porque existem empresas que permitem o uso de determinadas peças de vestuário, é o caso de jeans e camisetas e outras já não. Em caso de dúvida é melhor optar por roupas formais. Vou citar apenas o vestuário adequado para empresas formais, confira:

Homens


O que evitar:
·         Jeans, calções e camisetes;
·         Bonés e gorros;
·         Sapatilhas, chinelos, sandálias e sapatos muito gastos;
·         Brincos;
·         Meias que não combinam com os sapatos;
·         Roupa não engomada e nodoada;
·         Unhas compridas;
·         E óculos de sol.

O que usar:
·         Camisas formais de cores claras(branca,azul claro e creme);
·         Calças e casacos formais a combinar;
·         Vestuário discreto (roupas que não chamem atenção);
·         Perfume suave(em caso de dúvida use apenas desodorizante).

Mulheres


O que evitar:
·        Roupas decotadas, chamativas e muito justas;
·         Maquilhagem exagerada, para não desviar a atenção do recrutador;
·         Excesso de acessórios;
·         Brincos e pulseiras grandes;
·         Unhas com esmalte de cores berrantes (laranja,amarelo e vermelho);
·         Penteados extravagantes;
·         Saltos gigantescos;
·         Roupas muito caras, para não passar uma imagem de superioridade.

O que usar:
·         Sapatos confortáveis;
·         Roupas de cores claras e neutras (branco azul claro e creme);
·         Perfume e maquilhagem suave;
·         Vestuário simples e discreto.



“A sua imagem é o seu cartão de visita.”

Boa sorte!













domingo, 7 de fevereiro de 2016

9 Razões de não ser convocado para entrevista de emprego


Acredito que já teve aquela sensação de certeza “desta vez eu vou conseguir sem sombra de dúvidas”, quando enviou a sua candidatura para aquela empresa dos sonhos, mas depois de um período de longa espera não foi convocado para entrevista? E depois você pegou a sua carta de candidatura e o seu currículo para ver se tem algum erro, e descobri que não tem? 

Quando existem vagas no quadro de pessoal de uma empresa, o departamento de recursos humanos recebe várias candidaturas, de candidatos formados e com experiência na área da vaga existente, candidatos que possuem formação, mas não possuem experiência, candidatos que não tem formação e nem experiência, que estão apenas a “tentar a sorte” e os profissionais de recursos humanos utilizam critérios de selecção (seleccionam candidatos com perfis que  se ajustem ao perfil da empresa)  para decidir quais os candidatos apurados a fase seguinte, por isso que na maioria dos anúncios de vagas,consta que só serão contactados os candidatos pré-seleccionados.




Acredito que a maioria já passou por esta fase, além da razão acima citada existem outras possíveis razões de você não ter sido convocado. Confira:

1.    Idade

Algumas empresas têm receio de contratar trabalhadores abaixo de certa idade,de acordo com os anúncios de vaga que leio,costuma ser abaixo dos 23 e 25 anos. Não sei ao certo os porquês, pois várias respostas vêm a mente, cabe a você, caro leitor refletir à respeito deste ponto.
Hoje em dia, é possível encontrar no mercado de emprego profissionais licenciados com idade inferior a 21 anos . Quando entrei para faculdade, tinha apenas 17 anos e quando terminei tinha 20 anos, alguns colegas incentivaram-me a continuar apostar no empreendedorismo por causa da situação acima citada.

2.    E- mail não profissional

Com um e-mail do tipo “Papaito.4finho@gmail.com”, nenhum profissional de recursos humanos vai levá-lo á sério, lembre – se sempre que a primeira impressão é que fica. É importante criar um e-mail profissional, com o seu nome e apelido, para assuntos profissionais. Exemplo: João.Mbalaga@gmail.com

3.    Falta de alguns documentos exigidos
Correr não é chegar, por isso não tenha pressa em enviar a sua candidatura antes de ter todos os documentos exigidos. Vale a pena ser o último a enviar a candidatura, mas com todos os documentos e seguir as regras de candidatura. 

4.    Redes sociais

Na publicação Algumas empresas avaliam o perfil do candidato nas redes sociais , fiz uma abordagem sobre o que não se deve fazer nas redes sociais. Actualmente, muitas vagas são publicadas nos grupos de emprego do facebook e alguns candidatos têm o hábito de deixar o contacto nos comentários e outros até “mais corajosos” fazem cópia dos currículos e publicam lá. Caro leitor, não cometa esse erro, a não ser que no anúncio conste que deve deixar o seu contacto nos comentários.

5.    Fornecer dados falsos

“A mentira tem pernas curtas” e é facilmente descoberta. Evite fornecer dados falsos, dizer que trabalhou na empresa J enquanto nunca trabalhou lá. 

6.    Pouca experiência ou falta de experiência

Algumas empresas têm receio de contratar candidatos com pouca ou sem experiência.

7.    Carta de candidatura copiada da internet

Demonstrar falta de criatividade e preguiça por parte do candidato, e nenhum profissional de RH quer contratar um preguiçoso. Redigir uma carta de apresentação pode dar trabalho, mas é preferível do que fazer algo que pode comprometer a sua candidatura. Leia também Cuidados a ter ao redigir uma carta de apresentação

8.    Línguas estrangeiras

Actualmente, as empresas estão em busca de candidatos que dominam uma segunda língua, na maior parte das vezes a língua inglesa e constitui requisito obrigatório para poder se candidatar a vaga existente na empresa. Existem aplicativos para o celular, que você pode baixar e aprender línguas.

9.    Corrupção

Isso mesmo caro leitor, alguns candidatos costumam pôr dentro do envelope de candidatura não só a carta de apresentação e o currículo, mas também algumas notas “dinheiro de refresco”. Falo por conhecimento de causa, pois já vi com meus próprios olhos, durante o período de estágio. Evite fazer isso, porque corrupção é crime, e se fizer isso você vai manchar o seu nome e  correr o risco da sua candidatura não ser considerada.


“Sê cuidadoso no começo e não terás dificuldade no fim”. Sun Tzu, A arte de guerra. 

Boa sorte!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cuidados a ter ao redigir uma carta de apresentação


Caro leitor,


Redigir uma carta de apresentação pode ser uma dor de cabeça no princípio, mas depois com prática, você acaba adquirindo experiência. Uma carta de apresentação é o documento que é enviado juntamente com o currículo, na altura de uma candidatura de emprego ou estágio. Uma boa carta de apresentação deve conter:

ü  A sua identificação (nome, formação e experiência);
ü  O nome da empresa, departamento, se possível o nome do responsável do departamento;
ü  A motivação da sua candidatura;
ü  A vaga que se candidata;
ü  Assinatura e contacto.




     A sua carta de apresentação é o seu cartão de visita, por isso é importante que seja bem redigida para ter maiores chances de ser convocado para uma entrevista. Quando for redigir a sua carta de apresentação, deve ter atenção ao seguinte :
     
ü Erros ortográficos e falta de formalidade;
ü  Evite redigir mais de três parágrafos;
ü  Expressões de superioridade e arrogância “Não vão encontrar um candidato melhor do que eu. Eu sou a melhor escolha”;
ü  Evite copiar cartas disponíveis na internet, porque demonstra preguiça, falta de criatividade e são descobertas facilmente pelos recrutadores;
ü  Evite enviar a mesma carta de apresentação para todas as empresas que for concorrer, pois cada vaga é específica e você pode correr o risco de enviar uma carta com o nome de outra empresa;
ü  Evite mencionar que está desempregado ou desesperado, e que precisa de dinheiro para pagar as suas contas, você será logo eliminado pois  o recrutador não terá curiosidade de ler o seu currículo.
  
Recomendo ao leitor mostrar a sua carta á alguém próximo, para dar uma vista de olhos, porque às vezes os seus olhos podem pregar - lhe partidas por  estarem  constantemente a rever o mesmo documento.
    
  


  ”Sê cuidadoso no começo e não terás dificuldade no fim". Sun Tzu, A arte de guerra.

    


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O plano de negócios


Caro(s) leitor(es),

No último parágrafo da publicação Pontos importantes que todo empreendedor deve saber, fiz uma breve abordagem acerca o plano de negócios e prometi que na publicação seguinte iria abordar com mais detalhes. Vamos ao que interessa !

O plano de negócios ( em inglês business plan) é um instrumento que permite comunicar uma ideia de negócio para a vender, para obter financiamento ou empréstimo bancário. Também serve de guia para o empreendedor, porque ajuda a identificar problemas que possam surgir futuramente no empreendimento e a encontrar alternativas para resolvê – los.



Um plano de negócios bem elaborado contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva para a empresa, por isso as informações nele contidas devem ser verdadeiras e a ideia de negócio deve ser claramente descrita. O Plano de Negócio é composto por várias secções, que se relacionam e permitem entender o negócio. Confira as secções á seguir :


       Ø  Capa
Ø  Sumário executivo
Ø  Descrição do empreendimento
Ø  Produtos e serviços
Ø  Análise de mercado
Ø  Plano de marketing
Ø  Plano de recursos humanos
Ø  Plano financeiro
Ø  Anexos

Actualmente, com os avanços tecnológicos já é possível encontrar livros com exemplos e modelos de planos de negócios disponíveis na internet.Por exemplo, se a sua ideia de negócio é abrir um restaurante, é possível encontrar na internet planos de negócios de restaurantes.

“Sê cuidadoso no começo e não terás dificuldade no fim.” Sun Tzu, A arte de guerra.

Até a próxima !